Social Media: Lazer ou Negócio?

Social Media. O meio de comunicação de excelência dos últimos anos. Terá destronado ou transformado os mass media? A segunda opção parece-me ser a correta. Vamos ver porquê…Hoje assiste-se a múltiplos programas com conteúdo diversificado nos quais a palavra de ordem é a interacção. É esta a palavra que descreve os social media. Caracterizados pela troca e partilha de informação. Tornaram o social/público activo. Capazes de, não só disseminar informação, como também criar conteúdo. De muitos, para muitos.Neste “muitos” inserem-se as Organizações. Que aproveitam para tirar o melhor partido da utilização deste novo canal de comunicação com os públicos. Potenciado pela Internet. Dada à crescente presença das pessoas nos social media, foi quase como uma obrigação das organizações acompanharem a evolução das formas de comunicar com os seus stakeholders para alcançarem os objectivos pretendidos. Tornando-se hoje imperativo que qualquer organização tenha uma página de Facebook, ou uma conta no Twitter, no Instagram e, é claro, um site oficial. Que forneça todas as informações necessárias aos olhos do público. De modo, não só a tornar-se mais transparente, como também a aproximar-se mais das pessoas para as quais trabalha. Interagindo com elas, com o intuito de atingir ou conservar uma relação sustentável.A criação e manutenção de um espaço cibernético elevou a outro nível a forma de gerir um negócio. Qualquer marca utiliza esse espaço para empreender estratégias de marketing, divulgar acções ou criar movimentos. Pelo que devem:

✔ ter a perícia de funcionar com as diferentes plataformas;

✔ criar conteúdo relevante, original, envolvente e consistente;

✔ ouvir o público e responder às suas necessidades.

O que antes parecia ser apenas uma ferramenta para o lazer e entretenimento das pessoas, hoje é indispensável a qualquer organização. De modo que, cada negócio (com ou sem fins lucrativos) se adapta às diferentes plataformas para beneficiar da sua presença nos social media.

Quase todas as Organizações estão online. E as que não estão, deveriam estar.

Há empresas que divulgam as suas ideias empreendedoras no Youtube. Deixo-vos com um vídeo que vincula a relação de uma marca com as pessoas:

Anúncios

One thought on “Social Media: Lazer ou Negócio?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s