Arquitectura da Estratégia

“Todos os homens podem ver as tácticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual as grandes vitórias são obtidas” – Sun Tzu (A Arte da Guerra)

Decidi começar o post com uma citação de um livro que continua a servir de exemplo para muitas empresas de sucesso e que demonstra a importância do delineamento de uma Estratégia.

Do ponto de vista conceptual, deve-se entender Estratégia como o caminho lógico-dedutivo que as empresas adoptam para obter resultados a curto ou a longo-prazo. Na verdade, é toda a linha de pensamento utilizada para alcançar determinada posição no mercado e uma imagem e reputação favoráveis, que proporcionam a obtenção e maximização de lucro.

Por natureza, este pensamento não é aditivo, mas sim subtractivo. Após uma monitorização de todas as hipóteses possíveis, procede-se à eliminação de algumas e, no final, é escolhida a que melhor representa a missão, os valores e os objectivos da empresa. Não há boas nem más estratégias, apenas uma escolha da estratégia que tratá mais valias à empresa. Para isso, é necessário o sacrifício de um caminho por outro favorável à empresa num mercado cada vez mais competitivo.

Segundo Michael Porter, existem três princípios fundamentais subjacentes à posição estratégica de uma empresa:

  • a estratégia é a criação de uma posição única e valiosa que envolve um diferente conjunto de actividades (ex: a Jiffy Lube fornece apenas lubrificantes para automóveis);
  • a estratégia requer trade-offs, isto é, a escolha do que não se vai fazer de modo a diferenciar-se da concorrência (ex: o sabonete da Neutrogena está posicionado mais como produto medicinal do que um agente de limpeza);
  • a estratégia envolve um fit” com as actividades da empresa (ex: a BP associa-se a projectos ambientais para compensar o impacto negativo da sua actividade).

Partindo destes princípios, as empresas podem gerar estratégias únicas que permitem gerar ganhos e vantagens, bem como um reconhecimento diferente por parte da sociedade. A ideia de business-to-business evoluiu para um business-to-society com o facto de as empresas começarem a acrescentar valor para a Sociedade na qual estão inseridas, quer seja através dos seus produtos e das suas práticas de responsabilidade social ou através de planos de motivação dos trabalhadores e da criação de lucro para os accionistas.

A operacionalização da Estratégia materializa-se através do Business Model Canvas cujas as etapas passo a caracterizar:

  1. Escolher parceiros (Key Parterns) para dar notoriedade e credibilidade à organização;
  2. Definir as actividades (Key Activities) a desenvolver;
  3. Prever custos (Cost Structure) envolvidos;
  4. Recursos (Key Resources) necessários para os objectivos visados;
  5. Prever eventuais ganhos (Revenue Streams) com a estratégia definida;
  6. Especificar com rigor o Valor (Value Propositions) que a estratégia vai acrescentar em função do target;
  7. Conhecimento científico da caracterização dos consumos (Customer Segments) por parte dos diferentes públicos – verificar estudos, análises de mercado e outros documentos relevantes acerca dos perfis dos públicos a atingir;
  8.  A criação de valores que se associam e que identificam a estratégia em questão (Customer Relationships), Ex.: A Super Bock está conotada à amizade, a Coca-Cola à felicidade e o Azeite Gallo à pureza e à tradição;
  9. Planeamento dos meios de comunicação (Channels) para atingir os objectivos estipulados, Ex.: a campanha digital da Super Bock.

Na nossa existência somos permanentemente confrontados na escolha de caminhos que são determinantes para o sucesso ou insucesso da nossa felicidade. Uma empresa é, seguramente, uma analogia perfeita da nossa natureza e condição humana.

Escolher o caminho ideal para o sucesso.

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