Lissted – O Escutar de Quem Sabe

PRstack é uma plataforma online que serve de guia para aceder a mais de 250 ferramentas que auxiliam o trabalho do profissional de Relações Públicas, que tem vindo a modernizar-se cada vez mais com o avançar dos tempos.

Neste post vou focar-me apenas numa dessas ferramentas – o Lissted. Um recurso gratuito que descobre as vozes verdadeiramente influentes na comunidade (real e digital) e o conteúdo, conversas e páginas que são importantes para elas.

1º lista[Lista da categoria Marketing e respectivas subcategorias – inclui Public Relations, que servirá de exemplo para vos explicar a ferramenta]

Esta ferramenta permite:

1. Identificar, no Twitter, as pessoas mais influentes de uma comunidade/categoria específica, através da sua importância no mundo real aliada à análise das interacções virtuais que mantêm com outros utilizadores relevantes da rede social. Essas categorias incluem Política, Negócios, Media, Marketing, Desporto, Tecnologia, Moda, Alimentação, Ciência, entre muitas outras.

2º influenciadores3.[Algumas das contas mais influentes da subcategoria Public Relations – destaque para o perfil da PRSA (Public Relations Society of America)]

2. Descobrir o conteúdo e as conversas que estão na ordem do dia. A aplicação acompanha mais de 1,000 contas relevantes para definir o conteúdo e os tweets que estão a gerar maior atenção e reacção numa dessas categorias.

contente[Conteúdo com maior expressão nos últimos 7 dias]

tweets[Três dos imensos tweets mais populares dos últimos 7 dias]

Este processo pressupõe termos um pleno conhecimento das vozes influentes e medir com rigor, ao minuto, a reacção geral das pessoas e termos uma noção exacta de como potenciar estas tendências nos social media, nomeadamente: no Twitter, Facebook, LinkedIn, Google+ e no Pinterest.

De referir que os algoritmos de pesquisa excluem as notícias mainstream, isto é, aquelas em todos têm interesse, de modo a mostrar ao utilizador da ferramenta o que é relevante para as marcas e para os líderes de opinião (influencers) – políticos, celebridades e jornalistas com maior grau de afinidade com o público e que são reconhecidos como verdadeiros líderes.

Trata-se de um instrumento de trabalho que considero imprescindível na área das Relações Públicas. São inúmeros os exemplos, e, passo a citar, alguns:

  • Monitorização das tendências dominantes das áreas que irei abordar;
  • Quantificar dados que são decisivos nas estratégias a conceber;
  • Criação de novas ideias que antecipem, do ponto de vista sociológico, tendências e estéticas que irão estar na ordem do dia a curto e a médio prazo;
  • Produzir insights que acrescentem valores racionais (económicos);
  • Criação de uma storytelling que assuma dimensões virais;
  • Criação de valores que emprestem à marca uma dimensão afetiva e que transmitam argumentos emocionais (Brand Lovers) que vão de encontro ao subconsciente dos públicos.

process 3Esta ferramenta permite descobrir quais os líderes de opinião sobre os diversos assuntos e que denotam uma influência determinante nos assuntos em questão e, que, consequentemente, são decisivos nas esferas de influência que estamos a trabalhar.

Para aceder ao lisstedlogo (2) clique AQUI.

Anúncios

One thought on “Lissted – O Escutar de Quem Sabe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s