Have a break. Have a Visit to DAT – Nestlé Portugal

13064092_10204736622975827_591549518_oFez precisamente ontem uma semana que, juntamente com colegas e professores, visitei o DATDigital Acceleration Team. A central digital da Nestlé Portugal, situada em Linda-a-Velha (perto de minha casa!), Oeiras.

Ao chegar ao espaço, fomos recebidos pelo do director de comunicação da Nestlé que, ao lado da equipa do DAT – Ana Caldeira, Joana Flora e Margarida Ferreira -, proferiu um discurso entusiasta e bastante motivacional que me deixou a pensar no seguinte: se persistirmos, conseguimos implementar as nossas ideias e alcançar os resultados que desejamos.

O DAT, inaugurado a 29 de Janeiro de 2016, é um open-space onde se realizam experiências de monitorização e avaliação, com objectivo de acelerar o conhecimento digital da marca. A sala – altamente equipada com monitores de pesquisa – faz lembrar uma estação de controlo onde, minuto a minuto, é necessário compreender o que é dito nos social media sobre os produtos da Nestlé de forma a criar as melhores soluções de comunicação para um público atento e exigente, que procura cada vez mais produtos online no sector da alimentação e das bebidas.

Segundo Ana Caldeira – a nossa guia durante a visita -, a estratégia digital da Nestlé assenta em três pilares: Listenning (escutar os consumidores para perceber quais as suas necessidades), Engaging (construir relações sustentáveis) e Transforming (aproveitar histórias digitais/bom storytelling). A partir daqui são desenvolvidas e lançadas iniciativas de uma verdadeira community management, estruturada pelas interacções da comunidade de fãs nas diferentes plataformas nas quais a marca está presente: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

No DAT, a informação na esfera digital é trabalhada de forma atenta para se anteciparem tendências de maneira a criar e a partilhar insights que, a longo-prazo, se tornam poderosos trunfos estratégicos para a marca. É nesta lógica que surgem outras actividades desenvolvidas nos processos digitais da Nestlé:

  • SEO (Search Engine Optimization) – trabalhar as plataformas de forma a criar estratégias para posicionar a marca nos primeiros resultados do Google;
  • E-Commerce – as compras online têm ganho expressão com todas as marcas da Nestlé.

Estes processos são sustentados pelo recurso a múltiplas ferramentas, como:

  • Google Trends – consultar as tendências, os dados e as visualizações mais recentes do Google em tempo real;
  • Tweet Deck – monitorizar e avaliar tudo o que se passa no Twitter da Nestlé Portugal;
  • Social Bakers – análise de toda a performance dos social media da marca.

Para além disto, fiquei também com a noção de que as denominadas messaging apps (Whatsapp, Facebook Messenger, Viber, etc.) são o futuro do digital, provando a supremacia do mobile, que tem vindo a crescer a uma velocidade alucinante. Tal como a realidade virtual que há uns anos era impensável, agora, de certa forma, parece mais real do que nunca.

Hoje, todas as acções de comunicação (também dos produtos da Nestlé) têm de ser pensadas para o digital, sabendo que cada vez mais a actividade de um profissional de Relações Públicas passa por este meio. E pela necessidade de o saber utilizar com a maior criatividade possível para obter conteúdos mais apelativos.

O DAT é isso mesmo: um espaço com um layout muito próprio que inspira valores de aprendizagem, dinamismo e ambição, criando um mindset centrado na inovação tecnológica.

O que mais me marcou na visita foi, sem dúvida alguma, a importância que o digital assume ao ser considerado o futuro da actividade dos profissionais de Comunicação.

Digital is Social > Social is Mobile > Mobile is Wearable > Wearable is Embedded: A experiência está no coração dos consumidores –  Brand Lovers

Foi o meu primeiro contacto real com um departamento da minha área de estudos. Fica aqui o agradecimento aos meus professores e à equipa do DAT pela experiência incrível que não esquecerei:

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#raisethebar #DATquepensar

Estando tão perto de minha casa, nunca tinha reparado que a Nestlé era mesmo aqui ao lado. Será que um dia ainda passarei por lá? Quem sabe…

Para saber mais sobre o DAT, clique AQUI.
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