RTP.pt – A Rádio e Televisão Digitais

logo RTPPara se adaptarem à era digital, a rádio e a televisão tiveram de modificar profundamente o seu paradigma. Hoje os actos de ouvir rádio e ver televisão passam, também, pela Internet e pelas diferentes plataformas em que os múltiplos canais devem estar presentes.

Um bom exemplo disto é a RTP (Rádio e Televisão Portuguesa) que, através do seu site, espelha a modernização e interactividade dos tempos modernos.

O website da empresa estatal pode categorizar-se como uma página:

  • Institucional – possui informações sobre a RTP enquanto organização, tais como a Missão, Organograma, Orgãos Sociais, Quadro Legal, Relatórios, entre outros aspectos da sua actividade que funcionam como uma apresentação da empresa;
  • Entretenimento – apresenta todas as informações relativas aos programas radiofónicos e televisivos de todas as estações da RTP.

Análise do Site

Os 59 anos da RTP – celebrados no passado dia 7 de Março deste ano – foram marcados pelo lançamento de um novo site, totalmente renovado e adaptável às características da Web 2.0.

Assim que entrei no site, tive a sensação de que estava a ver televisão. Explico-vos porquê…

1. Navegação

O site é fácil de encontrar (basta apenas uma pesquisa no Google através da sigla ‘RTP’) e o seu url é intuitivo – http://www.rtp.pt/;

navegação

Entra-se directamente na home page e o objectivo da página é claro – A RTP está próxima dos portugueses. Os programas que vê todos os dias na TV e na Rádio -, sendo evidente de que se trata do site da empresa RTP;

O menu está bem organizado e remete para cada secção funcional do site – Notícias, Desporto, Televisão, Rádio, RTPPLAY, Arquivo, etc. -, traduzindo-se numa navegação efectiva com subcategorias que nos avisam para onde devemos seguir:

menu

2. Design

Relativamente ao design, a página é moderna e bastante apelativa. Apresenta cores adequadas que, quando conjugadas com uma tipografia simples e legível, se traduzem num layout agradável e de fácil consulta, no qual o logo da empresa está em destaque.

layout

No que toca às imagens, estas têm a máxima qualidade (HD) e revelam, dado aos protagonistas das fotografias, uma componente humana centrada nas pessoas e nas suas histórias.

A organização visual do site está bem definida pelo fato de se adaptar ao grande objectivo da RTP: a interactividade com o público.

3. Conteúdo

O conteúdo, a meu ver, é a parte fundamental do site da RTP. É que o que é publicado, minuto a minuto, que faz com que o leitor regresse à página e a actualize constantemente, procurando a melhor informação: objectiva, clara e apelativa.

De acordo com a sua génese, a página da RTP cobre todos os assuntos do presente (Notícias da actualidade) e do passado (com uma secção destinada aos Arquivos históricos da empresa). Por ter sido a 1ª. estação televisiva em Portugal e por deter um reconhecimento nacional incomparável, todas as fontes dos conteúdos são credíveis e verídicas.

Para além disto, o conteúdo está totalmente em Português (de Portugal), é de fácil compreensão, é graficamente apelativo (tem muitas imagens e vídeos que contemplam o texto) e comporta ainda uma dimensão interactiva pelo facto de todos poderem comentar (nas próprias notícias) e partilhar qualquer tipo de conteúdo nas diferentes plataformas dos Social Media: Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIN.

Qualquer visitante poderá subscrever a Newsletter, que providencia as notícias essenciais que estão marcar o país e o mundo.

De referir ainda que o tom do site é o mais imparcial possível e que todos os Termos e Condições estão disponíveis no rodapé da página.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assim, o conteúdo revela-se muito útil para todos os visitantes do site, que detêm ainda a possibilidade de tirar todo o tipo de esclarecimentos graças à presença de uma FAQ (perguntas e respostas).

4. Credibilidade

Dado o histórico e reputação da empresa, o site da RTP é caracterizado com as melhores condições de informação válida, capacidade de resposta e boa utilização da gramática. A sua credibilidade é reforçada pela verificação de todos os Links.

Estão também disponíveis todos os Contactos gerais da RTP:

5. Tecnologia

A RTP é um exemplo de sucesso de adaptação à tecnologia virtual. Para além de um design adaptável aos vários tipos de dispositivos (desktop, tablets e smartphones), o site permite assistir aos programas em live streaming nos três canais de televisão e rádio disponíveis.

O site revela-se, portanto, mobile friendly e detém todo um Sitemap que formata a informação para todos os tipos de ecrãs, de forma simpática e altamente interactiva.

Friso que a página da RTP dá-nos a possibilidade de aceder aos links dos Social Media em que está presente:

 

Considerações Finais

Este site representa, do meu ponto de vista, a missão da empresa, que consiste em assegurar o serviço público. Dignifica também a dimensão histórica da RTP no panorama nacional da comunicação social. De referir, ainda, que a página não é movida única e exclusivamente pelo lucro (não apresenta publicidade).

RTP.pt é sem dúvida um exemplo de um bom site. Para além de servir como um óptimo cartão de visita da empresa, representa também a importância que os Social Media e a própria tecnologia têm nos conteúdos noticiosos.

A página da RTP distingue-se por ser um espaço de pluralidade, democracia e uma resposta eficaz relativamente à existência das minorias culturais, que têm toda a legitimidade em prevalecer e resistirem face ao contexto actual.

VISITE:  RTP.PT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s