Identidades que marcam

O que precisa uma Identidade Corporativa para marcar a diferença?

Existem infindáveis identidades que refletem a essência de cada ser, traduzindo formas de estar e de comportamento perante a sociedade em que está inserido. Esta identidade não é algo estanque e depende, em muito, das características personalísticas com as quais se veicula um conjunto de valores que compõem um determinado padrão cultural.Resultado de imagem para identidade corporativa de uma empresaA verdade é que a existência dessas identidades não é novidade. Mas, num mundo globalizado e altamente competitivo, os desafios de notoriedade e importância no que concerne à ótica empresarial de posicionamento de uma organização num determinado mercado tornam-se complexos e difíceis de alcançar. Neste sentido, é indispensável ao profissional de Relações Públicas, enquanto gestor de identidade, colocar em cima da mesa questões como: Qual é a essência da nossa empresa e o que quer comunicar? O que fazer para se diferenciar? Como imortalizar a minha empresa enquanto marca?

A Identidade Corporativa de uma organização é a impressão digital que influencia a perceção que os stakeholders externos e o mercado tem de si e dos seus produtos e/ou serviços. É por isso importante que a imagem de uma organização reflita a sua identidade e seja coerente e capaz de catalisar os valores, princípios e conceitos que pretende projetar na sociedade. Qual a diferença entre a Identidade Corporativa e a Identidade visual?

Ao longo dos anos, as marcas foram constantemente reinventando a sua imagem visual para se adaptarem aos meios modernos de comunicação transformados pelas crescentes inovações tecnológicas. O conceito de gestão da identidade é importante? Qual a importância da marca digital numa empresa?

A título de exemplo, o logótipo da Nike é um dos poderosos atalhos visuais que projeta a identidade corporativa apenas através de um símbolo gráfico. A marca tornou-se tão conhecida que já não precisa de ter o nome associado nem nenhum slogan – “Just Do It” – porque a sua identidade está perfeitamente compacta num “certo”. O símbolo pode mudar de cor, ter efeitos de contorno ou estar adornado que continuamos a perceber a essência da empresa e do seu core business.

Resultado de imagem para evolução do logo da nike

Uma correta Identidade Visual Corporativa deve estar enquadrada com os objetivos estratégicos da empresa para a criação de reconhecimento e diferenciação, através dos demais elementos tangíveis que a constituem, como logótipos, símbolos, tipografia, cores, produtos e arquitetura (ex.: cartões de visita, fardas, veículos personalizados, anúncios de televisão e rádio, etc.) que estão em consonância com as normas criadas pela identidade da empresa.

A longo prazo, o desafio prende-se com a durabilidade e valor do “carimbo” empresarial. O significado consensual no público-alvo e a invocação de sentimentos de pertença só serão possíveis através de uma abordagem multidisciplinar e de comunicação integrada com características específicas. Como recordar um logótipo ou slogan?

Como é que isto se consegue? Fique ligado ao blogue para saber mais.

Resultado de imagem para identidade corporativa de uma empresa

Anúncios

One thought on “Identidades que marcam

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s